domingo, 3 de maio de 2009

Outsourcing

Outsourcing
Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços.

Em outras palavras, "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
A contratação de serviços periféricos visa reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades.
O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresa que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.
O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projectos conjuntos.

Diferenças entre Outsourcing e Terceirização

A diferença entre "outsourcing" e "terceirização" é que, inicialmente, outsourcing está ligado a procura de "fontes" fora da organização ou país e terceirização correlaciona dentro do país.
Outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para a realização de atividades tradicionalmente realizadas pelos recursos e equipes internos.
A expressão terceirização também pode ser usada, sendo que esta é uma tradução livre de outsourcing, mas que no Brasil não corresponde inteiramente a realidade de uso.
De modo geral, no Brasil, o termo "outsourcing" está mais relacionada à gestão estratégica, seja de tecnologia ou qualquer outro serviço. A mão-de-obra também faz parte do outsourcing, mas não da mesma forma como na até então já bem conhecida terceirização de pessoal, onde o trabalho sempre fora puramente "braçal" com pouco uso de tecnologia.
Exemplo de outsourcing: gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de equipamentos de impressão de documentos, gestão de segurança corporativa e outros serviços que necessitem de equipamentos, know-how e mão-de-obra especializada.
Exemplo de tercerização: trabalhos como faxina, portaria e segurança que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos e são comumente conhecidos como serviços tercerizados.
Em Portugal, por seu lado, o termo outsourcing tem um significado mais próximo do seu significado original e é utilizado para designar o recurso ao exterior da organização de recursos que não possui internamente.

Benefícios

•Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
•Maior visibilidade dos custos.
•Controle claro e objetivo de cronogramas.
•Objetividade na negociação.
•Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
•Acesso a um serviço mais especializado
•Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME's[1]
•Potenciais ganhos derivados da economia de economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder aceder a um agregado de empresas, optimizando os custos e serviços

Riscos
•Resultados nem sempre correspondentes ao esperado.
•Custos por vezes ficam além do previsto.
•Dependência de parceiros pouco compromissados.
•Falta de conhecimento do negócio por parte dos outsourcers.
•Perda de controle

Fonte:
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Outsourcing

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