domingo, 3 de maio de 2009

Backup



O backup dos seus dados está em dia?

Instruções para fazer cópias de pastas, arquivos, mensagens, configurações pessoais, posts e até CDs

Documentos, planilhas, apresentações, mensagens, fotos, músicas, vídeos, configurações pessoais... Tudo que há no computador pode ir para o espaço se acontecer um problema e você não tiver feito uma cópia de segurança. Com freqüência, damos atenção ao backup somente depois que o estrago aconteceu. Mas não deveria ser assim. Com um pouco de planejamento e disciplina é possível resguardar qualquer tipo de informação.

Arquivos e sistema
Se você é usuário das versões Home Premium, Ultimate e Business do Vista, por exemplo, pode explorar os recursos de backup de arquivos e pastas que o sistema operacional oferece. Quem quer apenas fazer cópias de algumas pastas importantes pode optar por um jeito mais fácil: instalar o SyncToy e manter o conteúdo dessa pasta sincronizado com o pen drive.

Rede
Quando há uma rede de computadores, uma saída é manter uma cópia do conteúdo dos discos de todos os computadores num servidor de arquivos. Veja como criar essas imagens com o DriveClone. Se há máquinas rodando Ubuntu na rede, é possível automatizar os backups com a ajuda do rsync.

Mensagens
Preocupado com as mensagens do Gmail? Você pode fazer uma cópia do conteúdo das informações armazenadas no serviço do Google com o Gmail Backup ou usar o MailStore.

Posts em blogs
Os posts de seu blog também podem ser protegidos. Quem mantém seu diário virtual no Blogger pode baixar e usar o Blogger Backup. Outra opção é usar o serviço BblogBackup Online, que oferece suporte completo ao Blogger e ao WordPress e ainda pode ser usado, com algumas limitações, por usuários com TypePad, LiveJournal e Windows LiveSpace, entre outros serviços.

Firefox e Messenger
É possível também fazer cópias de segurança de favoritos e configurações pessoais do Firefox. O Windows Live Messenger também armazena dados no PC. Veja como fazer backup dos dados do Messenger com o ConCon Retriever.


Fonte:
http://info.abril.com.br/dicas/arquivo/backup/o-backup-dos-seus-dados-esta-em-dia.shtml

Nenhum comentário: