domingo, 1 de novembro de 2009

Para onde vai o lixo eletrônico que você produz?


Hoje é cada vez mais comum trocar de celular. Cada vez mais baratos, muitos modelos são dados pelas operadoras gratuitamente. Com os preços caindo a medida que novos modelos são lançados não nos deixa dúvida: Mandar consertar? que nada, o negócio é comprar um novo.
OS computadores e periféricos seguem a mesma tendência, embora ainda não na mesma velocidade.
E como a educação da população sobre o assunto reciclagem de lixo eletrônico não acompanham as vendas, temos um grande problema para administrar.
Por exemplo, você sabe quais são as implicações para a natureza de se descartar de forma incorreta o lixo eletrônico que você produz? Eu mesmo tinha várias dúvidas e o recurso apresentado abaixo me ajudou bastante nesse sentido.
A Umicore é um grupo internacional de tecnologia de materiais e ainda líder mundial de reciclagem de metais preciosos complexos, como subprodutos industriais, sucata eletrônica, catalisadores exauridos e baterias recarregáveis, lançou o Manual de Reciclagem do Lixo Eletrônico.
O manual apresenta de forma suscinta, clara e objetiva, através de suas 12 páginas como ocorre o processo de reciclagem desses materiais, dá orientações preciosas aos consumidores além de ainda quebrar alguns mitos sobre o assunto.
Dar o destino correto a celulares, placas de circuito impresso e baterias recarregáveis é um passo pequeno que podemos dar, exige pouco esforço, mas significante para a manutenção do meio-ambiente, influenciando desde a água que bebemos até o ar que respiramos, como você vai ver no manual.
Traz inclusive uma curiosidade interessante: só no Brasil, cerca de 1 milhão de computadores são jogados no lixo diariamente. Esse montante faz parte das 500 mil toneladas de sucata eletrônica descartadas pelo Brasil anualmente. É muita coisa para se jogar no lixo, não?
Mas não basta apenas conhecer e reciclar. Tem que replicar esse conhecimento para filhos, amigos, pais, muitas pessoas que não tem a menor noção do que uma inocente pilha jogada no lixo pode causar à natureza.
Vamos fazer nossa parte?
Acesse o site da Umicore e obtenha seu Manual de Reciclagem do Lixo Eletrônico, que foi divulgado via Terra.

Creditos: http://carreiradeti.com.br/tecnologia-manual-de-reciclagem-lixo-eletronico/

Nenhum comentário: