terça-feira, 4 de agosto de 2009

Por que não devo usar um estabilizador

Bom pessoal, tenho certeza que se eu postar um tópico aqui no fórum com a seguinte pergunta: Devo ou não usar um estabilizador ? No mínimo, 80% das respostas seriam do tipo: " Claro, afinal ele protege o PC de surtos na rede ", " Sim, afinal, proteção nunca é demais ". Pois bem pessoal, como discordo plenamente dessas respostas, resolvi fazer uma ampla pesquisa e escrever esse artigo, para mostrar da melhor forma, o porque não devo usar um estabilizador, e porque ele além de não ajudar, ainda atrapalha o trabalho da fonte de alimentação.

Primeiramente, recomendo a todos a leitura do teste abaixo, que comprova a ineficácia dos estabilizadores.

http://www.proteste.org.br/private/41/416491_Attach.pdf

Como podem ver no teste, o estabilizador não honra o seu nome, e não estabiliza nada, ainda há os que dizem que existem os bons estabilizadores, depois do que li, eu afirmo que não existe, pelo simples fato de que não importa o estabilizador, ele vai sempre redobrar o trabalho da fonte chaveada. O estabilizador é muito mais lento do que a fonte, ele é uma tartaruga perto de uma Ferrari, ele atrapalha a fonte pelo seguinte fato:

A frequência de trabalho do estabilizador é de 60 Hz, quando acontece algum surto na rede, ele demora no mínimo 0,008 segundos para " corrigir " esse surto. Aparentemente ele seria rápido, afinal, 0,008 segundos é muito pouco tempo. Mas acontece que as fontes de boa qualidade trabalham a 400 KHz, as famosas genéricas, as mais fraquinhas, trabalham a 100 KHz. A fonte irá corrigir esse surto na rede no seu próximo ciclo de trabalho, assim como o estabilizador, porém a fonte levaria 0,0001 segundos para corrigir o surto, ou seja, a fonte já corrigiu o problema na rede, depois de muito tempo, chega o estabilizador e entrega a fonte a tensão diferente (Devido ao pico), teoricamente corrigida por ele, lá vai a fonte novamente corrigir a tensão, dessa vez, culpa do estabilizador, por esse motivo, nenhum estabilizador é recomendado, mesmo que os ditos bons, consigam estabilizar surtos na rede elétrica, ele irá fazer sua fonte trabalhar mais. Para proteger o seu monitor e periféricos, pode ser usados filtros de linha, que ao contrário do estabilizador, não atrapalham o trabalho da fonte, a mesma pode ser usada em conjunto do filtro de linha, ultimamente tenho recomendado os produtos da Clamper, que são de boa qualidade, baratos, e fáceis de se achar.

http://www.clamper.com.br/produtos_l...%20Residencial

Espero que depois da leitura do artigo, o pessoal deixe de usar o estabilizador e compre logo um DPS Clamper, ou um No-Break, esse segundo sendo mais caro, porém melhor, pois mantém o PC funcionando em caso de queda da energia elétrica. Uma pergunta simples para encerrar, alguém aqui usa estabilizador na televisão ? Geladeira ? Freezer ? Som ? Creio que não, pois bem, para que então usar em nossos computadores dos quais tanto gostamos.


Creditos: http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=751338&highlight=devo+estabilizador

Nenhum comentário: